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EDUCAÇÃO RESPONSÁVEL E INTEGRAL COMO BEM COMUM MUNDIAL
Publicado em 25/01/2018 por por Clodomiro José Bannwart Júnior e Gleiton Luiz de Lima.

INTRODUÇÃO

O problema fundamental a ser discutido e analisado no decorrer do trabalho consiste em saber se, no tocante ao processo de formação educacional, é possível uma estrutura pedagógica que faça valer a inclusão do “eu” ao “nós” e do “nós” ao “todos nós”. Este é, em boa medida, o desafio da educação contemporânea apresentado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2016. O documento Repensar a Educação. Rumo a um bem comum mundial? apresenta uma série de desafios para a educação do século XXI.

Com base no referido documento, o presente trabalho busca destacar os pontos principais que desafiam os processos educacionais na formação de indivíduos aptos a conviverem em um ambiente plural, com distintas visões de mundo e de valores éticos. Para tanto, defendemos uma abordagem pedagógica holística que denominamos de responsabilidade integral.

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http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/38011

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