Blog

Responsabilidade Integral e Sustentabilidade
Publicado em 23/11/2017 por Gleiton Luiz de Lima é Coautor dos Livros "Responsabilidade Integral: Metodologia estratégica para o desenvolvimento pessoal, corporativo e educacional” e “A Pedagogia da Responsabilidade Integral e a BNCC”. Professor, consultor e palestrante. Gestor da RSP Integral.

Não constitui novidade dizer que as últimas décadas ficaram marcadas pela amplificação do credo no poderio infinito da raça humana sobre todas as coisas, acompanhado da ignorância do poder e dos limites impostos pela natureza. Ao enaltecer as condições técnico-científico de apresentar respostas às demandas existentes, a sociedade preteriu a verdade dos fatos de que há limites à entropia (a desordem) produzida pelo homem em suas ações de dominar a natureza e edificar as bases de sobrevivência da raça humana. Com uma agravante, o modelo de empoderamento da Sociedade de Consumo pautada no ‘ter’, em especial na posse do bem com força de demostrar ostentação, conduziu a espécie humana ao consumo sem rédeas, colocando em xeque sua existência.

Precisamos incorporar a Responsabilidade Integral, pautada nas garantias da vida, saúde, liberdade e felicidade à maioria, sem ferir as minorias e a natureza; fortalecer as garantias dos valores democráticos de forma a subsidiar o debate entre os diferentes e as diferenças na construção dos valores colaborativos em educação. Privilegiar a difusão de que temos responsabilidades sociais e civis, na construção dos conceitos que venham a combater os exageros das liberdades individualistas, sem ferir o direito às liberdades individuais. Cientes de que todos têm o direito de buscar a melhor forma de vida que lhe aprouver, desde que não venha a ferir o direito do outro. E, fundamentalmente, criar condições para ressignificar a existência humana sobre o planeta, e frente a sociedade, de tal forma a apresentar respostas capazes de fazerem frente aos paradigmas catastróficos impostos pela condição de que a natureza dá “sinais de esgotamento” de sua capacidade de resiliência. 

Dê sua opinião!